Médicos catarinenses no maior evento de oncologia do mundo

Os médicos oncologistas de Itajaí, Grazielle C. Felippe e Giuliano S. Borges estão em Chicago, nos Estados Unidos onde participam do maior evento de oncologia do mundo – Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO) 2018. O Congresso chega a 54ª edição e é considerado a principal referência hoje na oncologia, por apresentar novas alternativas em tratamentos para pacientes que lutam contra o câncer. As apresentações dos resultados conquistados com pesquisas clínicas mundiais acontecem até o 5 de junho. O evento reúne mais de 40 mil profissionais de oncologia.

É grande a expectativa para a divulgação de dados de tratamentos onde o uso da imunoterapia passa a ser combinado: ou com outra imunoterapia ou até mesmo com quimioterapias. Avanços que podem permitir ao paciente mais qualidade de vida, ter um tratamento mais direcionado, resultados mais promissores e manter a doença estável, em muitos casos. “ O momento também é importante pois podemos contar com novos estudos aqui no Brasil, que já tenham esses resultados positivos apresentados no ASCO”, explicou o oncologista Giuliano Borges.

Neste domingo, eles participaram da principal atração do  encontro mundial: a Plenária. Um momento da apresentação dos estudos considerados de maior destaque do ano.

Foram discutidas novidades em 4 áreas que mudam condutas de médicos com pacientes. As mudanças acontecem para quem tem o diagnóstico de câncer de rim; a imunoterapia em pacientes com câncer de pulmão ( deixando a quimioterapia como segundo plano);  teste para quem tem diagnóstico de câncer de mama e; a prevenção com a vacinação contra o HPV. Novidades que mudam a luta contra o câncer e dão esperança aos pacientes com esse diagnóstico. Os médicos catarinenses retornam de Chicago no fim desta semana.

Os médicos gravaram vídeos explicando as mudanças. Você encontra no nosso Facebook.