Apoio Nutricional e Psicológico

Consultas e acompanhamento com Nutricionista e Psicólogo para auxiliar na recuperação de nossos pacientes.

Nutrição

Uma dieta nutritiva é sempre vital para que o organismo funcione melhor. A boa nutrição é ainda mais importante para as pessoas que sofrem de câncer.

O câncer pode acarretar diversas alterações na vida do indivíduo, sendo considerada a desnutrição proteico calórica a mais frequente. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, particularmente aqueles relacionados ao curso da doença como: redução do apetite, dificuldades mecânicas para mastigar e engolir alimentos, efeitos colaterais do tratamento (tais como alterações no paladar, náuseas, vômitos, diarreias, mucosite,  entre outras).

Quem possui uma alimentação equilibrada nutricionalmente durante o tratamento tem mais capacidade de vencer os efeitos colaterais deste e de enfrentar, com êxito, a administração de doses mais altas de certos medicamentos.

Um hábito alimentar sadio pode ajudar a manter o vigor, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir aqueles que o tratamento do câncer possa ter prejudicado.

Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem, e o corpo não tem dificuldades em combater as infecções.

Dessa forma, a intervenção nutricional pode melhorar o sistema de defesa, o que é importantíssimo para quem tem de enfrentar o tratamento do câncer.  Assim, o paciente vive com mais qualidade de vida e menor risco de recaídas.

Psicologia

Receber a informação de que há um diagnóstico de câncer não é uma tarefa simples. Há que se considerar que o impacto emocional é inevitável. Tanto o paciente, quanto a família sofrem com a informação que, em geral, é carregada de preocupações, pesar e anseios referentes ao futuro. O câncer é uma doença que carrega um estigma, uma marca que envolve perdas e sofrimentos, porém, isso não significa que todas as pessoas reajam da mesma forma diante de um diagnóstico.

Por isso, o acompanhamento psicológico se faz importante e fundamental nesta jornada. A Psico-oncologia é uma especialidade voltada para atender pessoas que enfrentam este problema de saúde em sua vida e família, realizando pesquisa e contribuindo no aprimoramento do cuidado destas pessoas. Sua proposta é auxiliar no enfrentamento do problema, priorizando avaliar, diagnosticar, identificar se há ou não algum transtorno psíquico instalado, tratar e acompanhar devidamente cada caso.

Esta área de atuação visa compreender as necessidades de cada pessoa ao longo do enfrentamento desta doença, podendo promover um espaço acolhedor, humano, de tratamento e orientação, voltada para melhorar a qualidade de vida daqueles que são acometidos pelo câncer. Sabe-se que o diagnóstico e tratamento envolve várias etapas, sendo assim, atender o paciente e familiares em cada uma destas etapas é fundamental.

Compreender as demandas, orientar, tratar e acompanhar as questões emocionais inerentes a esta doença pode viabilizar melhora do bem-estar, redução de morbidade (adoecimento), maximizando assim a performance do paciente e família neste processo. Aderir ao tratamento psicológico pode viabilizar melhora da comunicação entre paciente, equipe de saúde e família, pode reduzir reações inerentes ao tratamento, contribuindo para melhora da adesão e dos resultados frente ao mesmo.

Humanizar é preciso, promover atenção é necessário, otimizar a qualidade de vida é a nossa missão.

Entre em contato e tenha mais informações sobre o tratamento.

Contato e localização